Cores escuras sofrem mais com arranhões, sujeira, poeira e outros elementos que se sobressaem neste tipo de superfície. No caso dos carros pretos, o problema é ainda maior já que essa é a paleta mais escura de todas.
Cuidados com seu carro preto:
– Opte pela lavagem ecológica
Os shampoos automotivos vendidos no mercado funcionam bem em cores claras, mas podem ser prejudiciais aos carros pretos. Como são mais densos e produzem muita espuma, é preciso muita água para retirar o excesso. Com isso, além de serem prejudiciais ao meio ambiente, esses produtos ainda podem deixar resíduos na pintura.
Por isso, o ideal é optar pela lavagem ecológica, que usa cera à base de produtos naturais e não necessita de água. É a melhor maneira de manter o carro limpo e sem resíduos aparentes.
– Aplique cera automotiva a cada três meses
A cera automotiva resgata o brilho da pintura e protege a lataria contra os efeitos do sol, chuva e outras condições climáticas. Normalmente, o recomendado é realizar a aplicação a cada seis meses.
– Mande polir a pintura
A cera é capaz de disfarçar riscos superficiais, que podem surgir quando o carro raspa na vegetação, ou quando você mesmo encosta anéis ou pulseiras na pintura.
Riscos mais profundos, que afetam a tinta, precisam de um tratamento mais especializado. Nesse caso, o ideal é procurar uma empresa automotiva que realize o polimento na pintura.
Se for o caso, pense também em uma revitalização da pintura, que recupera a tinta queimada de sol. Os carros pretos também sofrem com esse problema, que vai se agravando ao longo dos anos.
– Fique de olho nos vazamentos da sua garagem
Vazamentos na garagem não são incomuns. O problema é que a água que vem dos canos geralmente traz resíduos de tinta e concreto e costuma afetar permanentemente a pintura.
Esse é um problema para qualquer carro, mas os efeitos na cor preta são mais nocivos e visíveis. Por isso, ao menor sinal de vazamento solicite o conserto imediatamente e não estacione o carro na vaga até que o problema seja sanado.
Comentários